Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Segunda feira, 18 de maio é o 139.º em anos bissextos. Faltam 227 para acabar 2020. Programa Sempre Hoje volta ao seu horário tradicional, 8h Manaus

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

e o Amazonas Alcança os 20 mil casos

 

 

Eventos históricos

Mortes

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

  • Dia Internacional dos Museus

Brasil

Dia Internacional dos Museus

 

Santo do Dia: São João I

O santo de hoje governou a Igreja por apenas dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523. Nasceu na Toscana, Florência, no século V. De Florência foi para Roma e tornou-se um sacerdote, um presbítero cardeal. Com a morte do Papa, ele foi eleito o sucessor de Pedro.

Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorais, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o objetivo dele como Papa foi de confirmar a fé dos irmãos; sem dúvida nenhuma, era o serviço da salvação das almas.

Papa João I viveu num tempo e contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão ariano, ou seja, não era fiel à doutrina católica, mas se dizia cristão. Por outro lado, existia um conflito entre Teodorico e Justino; e os dois imperadores se chocavam. No meio desse contexto complexo, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Nunca um Papa tinha saído da Itália; ele foi o primeiro.

A missão não agradou, porque Teodorico queria que o Papa fosse o porta-voz de uma mensagem ariana, por interesses econômicos e políticos. Mas o que podemos perceber é que este homem santo, autoridade máxima da Igreja de Cristo, não perdeu sua paz, não perdeu sua obediência a Deus. Tornou-se santo em meio aos conflitos.

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Papa João I, por causa do ódio de Teodorico, foi aprisionado para morrer de fome e de sede. Foi mártir.

Hoje, podemos recordar este Pastor da Igreja como o pastor que, a exemplo de Cristo, deu a vida pelo rebanho.

São João I, rogai por nós!

 

01 – CORONAVÍRUS/Daniel Sabino | 01’03”

Brasil tem mais de 16 mil mortes e supera 240 mil casos

 

 

02 – CORONAVÍRUS/Valéria Rodrigues | 02’18”

Cloroquina: mudança de protocolo é criticada por médico

 

 

03 – CORONAVÍRUS/Diego Sigales | 02’47”

Grupos dão suporte psicológico a quem combate violência doméstica

 

 

04 – CORONAVÍRUS/Leno Falk | 01’58”

Prefeito de SP afirma que cidade está perto de colapso

 

 

05 – ENTREVISTA/Valéria Rodrigues | 10’49”

País deve se reorganizar para retomada do emprego pós-pandemia

 

 

06 – ANÁLISE/Rene Almeida | 06’52”

Crise histórica da economia se agrava com falta de planejamento

 

 

07 – POLÍTICA/Larissa Mantovan | 02’29”

Bolsonaro diz que Brasil voltará mais forte da pandemia

 

 

08 – POLÍTICA/Daniel Sabino | 01’37”

PGR pede para PF ouvir Paulo Marinho em inquérito sobre Bolsonaro

 

 

09 – ECONOMIA/Alexandra Fiori | 02’37”

Declaração do IR 2020 tem novidades e exige organização

 

10 – ESPECIAL/Igor Pereira | 03’54”

Brasil registra mais de 140 mil casos de abuso sexual infantil

 

 

11 – ESPORTE/Danielle Esperon | 01’49”

Eurocopa de 2021 pode acontecer em até dez cidades do continente

 

 

12 – ESPORTE/Danielle Esperon | 02’12”

CBF e UNESCO somam forças pelo projeto Gol do Brasil

 

13 – SAÚDE/Denise Coelho | 02’10”

Infecção hospitalar: lavar as mãos é medida crucial na prevenção

 

 

14 – COMPORTAMENTO/Diego Sigales | 02’33”

Flexibilização do distanciamento expõe “compensação consumista”

 

 

15 – MINUTO HUMANITÁRIO/Radioweb | 01’00”

Médicos Sem Fronteiras fazem apelo a isolamento contra Covid-19

 

 

 

16 – GERAL/João Vitor dos Santos | 01’46”

Seguros compreensivos empresariais crescem 13,4% em 2020

 

17 – ECONOMIA/Rafael Ferri | 01’41”

Pandemia pode ser momento ideal para cortar gastos desnecessários

 

 

18 – ENTREVISTA/Ana Paula Costa | 09’30”

Dia de Luta Contra a LGBTfobia: como abordar o tema com os filhos

 

 

 

 

Com apoio do Governo do Amazonas, municípios implantam 636 leitos para Covid-19 e ampliam UCIs

 

Estado também enviou oxigênio, testes rápidos, 29 respiradores e mais de 2,6 milhões de EPIs

 

Por determinação do governador Wilson Lima, os municípios do interior do Amazonas estão recebendo todo a apoio do Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Em parceria com prefeituras, já foram implantadas 636 Salas Rosas – leitos clínicos exclusivos para pacientes de Covid-19 –, além da ampliação de 67% no número de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs).

O suporte do Governo do Amazonas aos municípios vai desde a liberação de recursos para os Fundos Municipais de Saúde ao envio de insumos; medicamentos; testes rápidos; cilindros de oxigênio; e equipamentos, como respiradores, monitores multiparamétricos e bombas de infusão, entre outros, para equipar leitos de UCI e de Sala Rosa.

“Estamos concentrando o máximo de esforços para ajudar as prefeituras a enfrentarem a pandemia de Covid no interior, que tem apresentado evolução de casos. Além de mais de R$ 23 milhões liberados do FTI para a saúde do interior, estamos dando todo o suporte com equipamentos, medicamentos, insumos”, disse Wilson Lima, ao destacar que o Estado também determinou restrições no transporte de passageiros para diminuir o avanço do Covid-19 no interior.

Leitos – Conforme balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), os municípios do interior dispõem de 2.441 leitos totais. Desses, 1.952 estavam vazios na sexta-feira (16/05) – taxa de ocupação de 20%. Desde o início da pandemia, foram implantados, em parceria com as prefeituras, 636 leitos de Sala Rosa para Covid-19 no interior. Desses, 470 estavam vazios na sexta-feira, taxa de ocupação de 26%.

O número de leitos de UCI subiu de 49 para 82 desde o início da pandemia, um aumento de 67%. Dos 82 leitos de UCI no interior, 33 estavam vazios na sexta-feira, o que significa taxa de ocupação de 59%.

Além disso, foi organizado, junto com as prefeituras, o fluxo de atendimento que conta com apoio de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em cada município.

Equipamentos e insumos – Desde os primeiros casos de Covid-19 registrados no interior até o último dia 15, o número de respiradores nas unidades municipais saltou de 65 para 112 após a pandemia. Desses, 29 respiradores foram enviados pelo Governo do Amazonas para o interior. Outros 26 deverão ser entregues a partir da próxima semana. Foram enviados, ainda, 44 monitores multiparamétricos e 134 colchões hospitalares.

EPIs e UTI aérea – A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) já enviou aos municípios do interior 2,6 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Casa Militar do Governo do Amazonas, a Susam vem garantindo o abastecimento dos hospitais do interior com oxigênio para atender o crescimento da demanda, conforme o avanço do novo coronavírus no interior.

Tabatinga recebeu 310 cilindros para abastecer o Hospital de Guarnição, enquanto a usina local passa por reparos. Foram enviados ainda 80 cilindros de oxigênio para São Gabriel da Cachoeira e 74 para Tefé, além da instalação de tanques de oxigênio em Manacapuru.

O Governo do Estado reforçou o serviço de transporte sanitário dos pacientes do interior. A quantidade de UTI Aérea dobrou, de três para seis, sendo que três delas são exclusivas para remoção de pacientes com Covid-19.

Foram disponibilizadas, ainda, quatro ambulâncias terrestres para realizar as remoções entre portos, aeroportos e atendimento direto aos municípios de Itacoatiara e Manacapuru.

 

20.328 Casos confirmados de Covid-19 no Amazonas

Deixe seu comentário: