Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Principal compromisso de Roberto Cidade na Saúde, UPAs 24 horas vão desafogar atendimento de urgência e emergência

Serão 12 unidades com consultas, remédios e exames num só lugar, ajudando a reduzir filas nos hospitais e agilizando atendimento de casos menos graves

Manaus, uma metrópole de 2 milhões de habitantes, não tem nenhuma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Serviço de Pronto Atendimento (SPA), os chamados prontos-socorros, administrados pela Prefeitura. Todas as unidades do tipo que existem hoje na capital do Amazonas, duas UPAs e oito SPAs, são de responsabilidade do Governo do Estado.

Este cenário inexplicável reflete o desrespeito da atual gestão municipal com cerca de 80% da população, principalmente pessoas de baixa renda e moradoras dos bairros mais afastados, que dependem exclusivamente da rede pública de saúde. É nesse contexto que Roberto Cidade, pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo União Brasil, assume o compromisso de colocar em funcionamento 12 UPAs 24 horas em todas as regiões de Manaus.

Serão quatro na Zona Norte (Nova Cidade, Terra Nova, Monte das Oliveiras e Cidade Nova), duas na Zona Leste (Gilberto Mestrinho e Jorge Teixeira), três na Zona Sul (Morro da Liberdade, Petrópolis e Cachoeirinha), uma na Zona Oeste (Compensa), uma na Zona Centro Oeste (Alvorada) e uma na Zona Centro Sul (Parque Dez). Todas as unidades terão consultas, remédios e exames num só lugar, ajudando a reduzir filas nos hospitais e a espera por exames.

Em média, 70% dos atendimentos de emergência em Manaus são de pacientes sem gravidade, que poderiam ser encaminhados para essas unidades municipais – se elas existissem. Foi o caso de 127 mil pacientes que, de janeiro a julho deste ano, buscaram atendimento nos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Bezerra (para adultos); e aos hospitais infantis das Zonas Leste, Sul e Oeste, segundo o mais recente balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM). Todas essas unidades, é importante reforçar, são geridas pelo Estado.

“Isso explica a sobrecarga nas unidades estaduais, por conta da ineficiência da gestão municipal, que não assume suas responsabilidades na saúde. Qualquer capital do porte de Manaus tem UPA municipal, gerida pela Prefeitura. Se não tem aqui, é porque o prefeito não quis resolver. Pois eu assumo esse compromisso com a população de Manaus”, comenta Roberto Cidade.

O balanço da SES-AM também aponta que casos como dor de garganta e de estômago, gripe e resfriado, pequenas suturas e medicação injetável, controle da pressão arterial e da glicemia, que deveriam ser tratadas e acompanhadas nas unidades básicas, acabam sendo atendidos em hospitais. No caso dos exames, alguns pacientes esperam há meses por autorização e marcação.

O aposentado O.A., 62 anos, ainda não tem diagnóstico para o inchaço e as dores que sente nos braços. “Estou esperando vaga para raio-X e ultrassom, mas não consegui. Venho aqui direto para ver se já foi autorizado. Mas, até agora, nada. E quando eles autorizam, a gente tem que ir fazer noutro lugar”, conta ele, usuário da UBS Sálvio Belota, no Santa Etelvina.

No mesmo local, a dona de casa J.O., 28, grávida de sete meses, disse que está fazendo o pré-natal na UBS Lago Azul, no extremo norte da cidade, mas desistiu de esperar pelo ultrassom na rede pública. “Demora muito. Se fosse uma gravidez de alto risco, já tinha morrido eu e meu filho. Aqui também não tem o exame, então eu desisti e resolvi fazer no particular. Já fiz três ultrassons pagando do meu bolso”, disse ela.

 

 

Roberto Cidade faz caminhada no Jorge Teixeira em área onde planeja instalar UPA 24 horas

Primeira caminhada de Roberto Cidade e Coronel Menezes mobilizou moradores na zona leste

O candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), realizou a primeira caminhada da campanha eleitoral no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da cidade, na tarde desta sexta-feira (16/08). Ele percorreu a área onde planeja colocar para funcionar uma Unidade de Pronto-Atendimento Hospitalar (UPA) 24 horas.

Um dos compromissos de Roberto Cidade é implantar 12 UPAs em Manaus, solucionando um gargalo histórico da cidade na área da saúde. Entre as maiores capitais brasileiras, Manaus é a única que não possui UPA, hospital ou pronto-socorro municipal, o que deixa a população desassistida e acaba sobrecarregando o atendimento nas unidades de alta complexidade, que são destinadas a situações de emergência como acidentes de trânsito, por exemplo.

Manaus tem baixa oferta de serviços na saúde básica, uma responsabilidade da prefeitura. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam em horário comercial, com distribuição limitada de fichas para a população. Para ter atendimento, é preciso madrugar em filas.

“É a nossa primeira caminhada e escolhemos o Jorge Teixeira porque é o nosso compromisso construir uma UPA que vai ter funcionamento 24 horas, aqui na zona Leste. Vamos investir na saúde para que a população possa ter atendimento médico, exames e remédios. Serão 12 UPAs. Para poder isso acontecer, tem que mudar o prefeito, temos que chegar à Prefeitura para conseguir promover essa melhoria em nossa cidade”, disse.

Ao lado do candidato a vice-prefeito, Coronel Menezes (PP), e de candidatos a vereador, Roberto Cidade começou sua caminhada na rua Alecrim e seguiu com os apoiadores até a Avenida Itaúba, no coração do Jorge Teixeira.

Moradora da comunidade Santa Inês, a dona de casa Érica Franco, 44, acompanhou a caminhada do candidato do União Brasil e elogiou a proposta para a área da saúde. “Vai ter muita importância porque nós estamos abandonados sobre nossa saúde. A UPA 24 horas vai ser bem recebida pelos moradores, não só do Santo Inês, como do Jorge Teixeira, João Paulo e as pessoas dos bairros próximos. A gente precisa muito”.

A aposentada Francisca Chagas, 62, disse que está com o esposo e o neto doentes e não consegue ser atendida no posto de saúde da região. Ela elogiou a proposta de implantar UPAs em Manaus.

“Essa proposta eu acho muito boa. A casinha de saúde não atende todo dia, e quando eles pegam para atender é por mês. E aí, como que a gente fica? Um hospital aqui vai ajudar muita gente”, disse.

 

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que reúne sete partidos, o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

 

 

Durante caminhada no Centro, Roberto Cidade ouve queixas e propostas para a região

Comerciantes e frequentadores expõem abandono da área; Guarda Municipal armada dará mais segurança para a região

O candidato a prefeito de Manaus deputado Roberto Cidade (União Brasi) realizou, neste sábado (17/8), uma caminhada pelo Centro de Manaus e escutou demandas de comerciantes e frequentadores da área. Acompanhado do governador Wilson Lima, Roberto Cidade ouviu queixas de abandono e apresentou propostas para a região, que gera mais de 38 mil empregos de carteira assinada na capital.

A caminhada começou na Praça Heliodoro Balbi, a tradicional Praça da Polícia, e terminou no trecho entre as avenidas Eduardo Ribeiro e Henrique Martins. Roberto Cidade, que cresceu na área, conversou com quem está diariamente ali, viu a região decair e sente na pele a ausência de políticas públicas da Prefeitura para o local.

“O Centro está abandonado. Eu nasci e fui criado em Manaus, e desde os meus 13 anos percorro o Centro da cidade. Antigamente, era um local que as pessoas vinham comprar, e a cada ano que passa esse movimento diminui. Nós vamos armar e equipar a Guarda Civil Municipal e aumentar o efetivo para mil homens só no primeiro ano e, durante os quatro anos, para três mil”, afirmou Roberto Cidade.

Em meio aos comerciantes, o governador reforçou seu apoio à candidatura de Roberto Cidade. “Ele demonstrou a sua qualidade, a sua competência. Eu estou vindo aqui para manifestar o meu apoio a esse projeto, que é um projeto de mudança, um projeto para mudar o Centro de Manaus, para melhorar a questão da segurança pública, para melhorar a saúde de Manaus e para que a gente possa avançar”, disse Wilson Lima.

Roberto Cidade recebeu, ainda, o apoio do ex-deputado e vereador de Manaus, Ricardo Nicolau, que também participou da caminhada. “Eu confio no Roberto. Eu voto no Cidade porque acredito na sua competência e acredito que ele pode mudar Manaus de verdade. E a esperança de ter as UPAs 24 horas”, pontuou Nicolau.

Atuando como empreendedor no Centro há 20 anos, Raimundo Inácio Pereira, 54, já foi presidente do Sindicato dos Ambulantes e conhece de perto a situação de abandono pelo qual o setor tem passado. “O Centro hoje está abandonado, as ruas todas. O Centro de Manaus é tradicional, todo mundo vinha para cá, mas hoje não vêm mais. Estamos passando por uma fase muito difícil, não tem movimento”, ressaltou.

Ainda pela manhã do sábado, Roberto Cidade passou por vários pontos de Manaus, nos quais apoiadores realizaram mobilizações de apoio à sua candidatura. Eldorado, Dom Pedro e Chapada foram algumas das regiões por onde o candidato passou.

Apoio de sete partidos

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

 

 

Deixe seu comentário: