Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciou nesta terça-feira (08/06) a testagem de passageiros no Porto de Manaus para monitorar e conter a disseminação da Covid-19 na capital. Com a ação, o Porto de Manaus se torna o primeiro do Brasil a ter um posto de testagem para detectar o novo coronavírus.
Os testes disponibilizados são do tipo antígeno e RT-PCR, com resultados prontos em até 15 minutos. A meta é testar 30% da população que desembarca diariamente no local. De acordo com o coordenador regional da Anvisa no Amazonas, Jerfeson Caldas, o foco das testagens são, principalmente, os viajantes vindos dos estados do Pará e de Rondônia, locais apontados como portas de entrada de viajantes brasileiros e estrangeiros que vêm para Manaus.
“É um trabalho totalmente sem custo, basta que as pessoas se sintam convidadas para vir fazer o teste, sobretudo aquelas pessoas que estavam viajando, que estavam fora da cidade e que, por algum motivo, talvez se sintam inseguras em relação à questão do Covid. É uma oportunidade que ela vai ter para fazer a testagem e para a gente também iniciar um trabalho de monitoramento dos casos positivos”, destaca.
Ainda no portão de desembarque, equipes da FVS e da Anvisa convidam os passageiros recém-chegados para a realização do exame no posto montado na praça de alimentação do local. Inicialmente é realizado o teste do tipo antígeno, com resultado disponibilizado em 15 minutos. Caso o exame resulte positivo, o passageiro é orientado para realizar um segundo teste, agora do tipo RT-PCR, que detecta se o vírus se encontra ativo no organismo.
“Com esse resultado positivo, orientamos para esse viajante o isolamento por 14 dias, que procure atendimento médico para orientação e tratamento, se for necessário, e também identificamos as pessoas que tiveram contato direto com essa pessoa”, explica a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecções (Ceciss) da FVS-AM, Evelyn Campêlo.
O comerciante Gerson Farias foi um dos primeiros a fazer o teste disponibilizado gratuitamente no Porto de Manaus. Após receber o resultado negativo, ele celebrou a iniciativa do Governo do Amazonas. “Eu jamais esperava receber um teste assim, ainda mais grátis. Vai ser ótimo isso que estão fazendo aqui no porto”, diz.
Além do Porto de Manaus, equipes da FVS e da Anvisa também estão realizando a testagem gratuita no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. No local, principal ponto de trânsito entre pessoas do Amazonas e de outras localidades, as testagens tiveram início no dia 31 de maio. Até o momento foram realizados 587 testes, todos com resultado negativo para o vírus.