Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
“Esta é a maior recompensa que cada um de nós, que estivemos na linha de frente, podemos ter: entregar o seu paciente a sua família curado”. É assim que o coordenador do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes e diretor do Grupo Samel, Ricardo Nicolau, comemorou a marca de 600 altas médicas ultrapassadas nesta quarta-feira (17) na unidade, em apenas 66 dias de funcionamento. Somente hoje, dez pacientes retornaram para seus lares, curados da Covid-19.
De acordo com Ricardo Nicolau, desde o primeiro dia de operação da unidade, buscou-se oferecer a todos os pacientes internados atendimento de qualidade, humanizado e igualitário. “As altas demonstram que todo o nosso esforço valeu a pena. Seiscentos pacientes saíram por esta porta, curados, em pouco mais de dois meses de funcionamento. Ficamos muito felizes por Deus ter nos dado esta oportunidade, de estar aqui, no que seria uma escola e virou um hospital, e sermos instrumento para que 600 pessoas voltassem curadas para suas casas. E ainda têm outros que vão sair por esta porta com o mesmo prognóstico. Estaremos aqui até o último paciente. Se Deus quiser, todos eles sairão curados e com uma vida nova”, pontuou Ricardo Nicolau.
Fruto de uma parceria público-privada, que inclui o Instituto Transire, o hospital de campanha se tornou referência no atendimento contra a doença causada pelo novo coronavírus, utilizando as mesmas tecnologias e os mesmos protocolos da rede de saúde privada Samel, com destaque para a “Cápsula Vanessa”, que permite a ventilação não invasiva de pacientes, evitando a entubação orotraqueal precoce.
Momento de alegria
Internada desde o dia 10 de junho, Maria do Perpétuo Socorro Lopes, de 64 anos, foi a seiscentésima paciente a receber a alta médica, após finalizar o tratamento hospitalar contra a Covid-19. Ela agradeceu o atendimento durante os oito dias de internação ao atravessar o corredor dos aplausos, que contou com a participação especial do cantor Edilson Santana.
“Quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus, por estar me dando uma nova oportunidade, afinal, quantos caíram nesse caminho e não tiveram esta oportunidade. Esse hospital maravilhoso, administrado pelo Grupo Samel e pelo senhor Ricardo Nicolau, não salvou apenas 600 pessoas. Multiplique os amigos, as famílias de cada um desses pacientes, que também fazem parte desta luta”, destacou.
Socorro falou sobre sua torcida para que o Grupo Samel garanta o mesmo tratamento ao estado vizinho: Roraima. A pedido do Ministério da Saúde e de parlamentares de Roraima, Ricardo Nicolau, em nome do Grupo Samel, está auxiliando a montagem e organização do hospital de campanha de Boa Vista (RR) – cuja inauguração já foi adiada quatro vezes -, disponibilizando, de forma gratuita, os protocolos e tecnologias da rede hospitalar privada amazonense para a unidade de saúde provisória construída pela Operação Acolhida, do Exército Brasileiro.
Mesmo sendo um hospital de campanha provisório, o Hospital de Campanha Gilberto Novaes foi aparelhado pela iniciativa privada com estrutura de alta complexidade, funcionando totalmente informatizado, com setores primordiais de uma unidade de grande porte. Esterilização de materiais, controle de infecção hospitalar, engenharia clínica, nutrição clínica e arquivo médico e estatística são algumas das áreas gerenciadas por departamentos próprios que foram implantados no hospital.