Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
“Sim, podemos comemorar, pois já tivemos diversas pessoas internadas, mas ainda precisamos continuar nos cuidando e cuidando daqueles que amamos. Vamos continuar nessa luta que é salvar vidas.” Foi com esse entusiasmo que o Prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, anunciou que o Hospital Municipal e os leitos dedicados ao tratamento do Covid-19, estavam zerados de internações. A cidade localizada na fronteira oeste do Amazonas, a 1.119km da Capital, onde tudo é longe e difícil, conseguiu curar 1.064 pessoas, entre elas 54 indígenas, da letalidade do Novo Corona Vírus, que nos últimos 90 dias já matou 2.550 amazonenses por todo o Estado.
O município foi um dos pioneiros no Brasil na aplicação da “caça ao vírus”, isolamento e tratamento precoce contra a doença. Há pelo menos 60 dias equipes formadas por técnicos de diversas habilidades em saúde, foram aos bairros da cidade fazer testagem em massa, o próprio prefeito, que também foi infectado e depois de cumprir quarentena de isolamento, esteve sempre a frente nas ações. Bemerguy foi taxativo ao reconhecer o empenho dos profissionais envolvidos nessa guerra. “Parabenizo aqui toda nossa equipe da Prefeitura Municipal de Benjamin que tem trabalhado, diariamente, nessa grande missão, cuidando da população e dando suporte a quem precisa, reconheceu.
O controle do ataque pandêmico, que hoje é registrado na cidade, foi resultado do isolamento social importo pelo decreto municipal ainda no mês de março. Rigorosamente todas as atividades não essenciais foram proibidas, barreiras no porto de cargas e passageiros, incluído as Catraias que fazem o ir e vir para Tabatinga, e na estrada BR 307 que liga ao município de Atalaia do Norte, foram implantadas, o que permitiu às equipes o mapeamento apenas do contágio comunitário. O Município criou um comitê de comando das ações, adquiriu equipamentos, mais testes e medicamentos, além da contratação de profissionais de Saúde e formou um verdadeiro pelotão para fiscalização. O Prefeito David disse que somado a toda essa estrutura, teve a colaboração do povo, “não posso esquecer do apoio da população, nosso povo, urbanos e indígenas, em sua maioria, tomaram consciência da gravidade da situação, reconheceram nosso esforço e assimilaram sua parte, cumprindo com disciplina o isolamento”.
Desde segunda feira, dia 15, a Prefeitura começou a liberar o retorno das atividades não essenciais, com critérios e regras específicas para cada modal. O comércio voltou a funcionar no horário normal e foi recomendado o controle de acesso. O mesmo para restaurantes e igrejas, todos com uso obrigatório de máscara e disponibilidade de álcool gel. “Estamos retribuindo todo o sacrifício vivido pelo nossos munícipes, com cautela estamos permitindo o retorno às atividades cotidianas, mas atentos, pois vamos continuar nessa luta que é salvar vidas”, garantiu David Bermerguy.