Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após a confirmação de dois casos do novo coronavírus no Brasil, o SNA entrou em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em busca de informações e de formas de proteção para os tripulantes.
A agência informou que, até o momento, o único exame disponível para detecção do Covid-19 é o PCR, que só identifica o vírus quando o paciente está sintomático, não sendo possível a testagem em pessoas assintomáticas.
Segundo a Anvisa, os tripulantes que possam ter tido contato eventual, mas que aparentemente não foram expostos ao vírus, não necessitam ficar em quarentena.
Apesar disso, durante 14 dias, é recomendado que façam automonitoramento duas vezes por dia para investigação de febre e sintomas respiratórios —caso apresentem sintomas, a orientação é para procurar os serviços de saúde imediatamente para testagem.
Aos tripulantes, especificamente, a Anvisa recomenda:
– Uso de máscaras para aqueles que julgarem necessário;
– Uso de máscaras, avental, luvas e óculos de proteção para quando houver casos suspeitos.
Diante disso, o SNA já enviou um ofício às empresas aéreas solicitando que sejam cumpridas as medidas recomendadas pela Anvisa, inclusive com a disponibilização aos tripulantes dos EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários.
Veja o ofício: https://bit.ly/2TgGhPr.
Além do uso de equipamentos, as medidas preventivas são a melhor forma de combater a expansão do vírus. Para isso, devemos redobrar cuidados básicos, tais como:
– Lavar as mãos e utilizar álcool gel várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres e pratos;
– Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios;
– Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal e oral;
– Cobrir boca e nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar;
– Evitar o consumo de alimentos de procedência desconhecida, crus ou mal cozidos.
Por fim, a Anvisa também ressaltou que está realizando contato com passageiros e tripulantes dos voos em que ocorreram casos confirmados. Alguns tripulantes já receberam e todos os outros irão receber o contato de equipes do SUS para registro, esclarecimentos e monitoramento por parte do Ministério da Saúde.
O SNA orienta, ainda, que todos leiam a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde e sigam os procedimentos recomendados pela Anvisa.
Clique para ver a cartilha: https://bit.ly/2TigeqZ.
O sindicato continuará acompanhando os reportes de organizações nacionais e mundiais de saúde para manter todos os aeronautas informados. Nos colocamos à disposição para esclarecimentos e acompanhamento.