Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Dados também apontam que o crime de estupro de vulnerável foi o mais notificado em todo o ano de 2023 no estado.
Jovens entre 10 e 14 anos foram as maiores vítimas de violência contra a mulher no Amazonas no último ano, conforme boletim divulgado nesta quinta-feira (15) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
De acordo com os dados do órgão, essa faixa etária representa 28,4% dos casos notificados, seguido por mulheres entre 20 e 29 anos (19,1%) e entre 15 e 19 anos (15,5%).
Dentre os tipos de violência, os crimes contra a dignidade sexual contra adolescentes abaixo dos 14 anos são os mais recorrentes: cerca de 43% dos casos. As residências foram o lugar em que mais aconteceram as agressões, apontados por cerca de 62% das vítimas.
No ano de 2023, foram notificados 5.806 casos de violência contra as mulheres no estado.
O mês de agosto marca a campanha de combate da violência contra as mulheres, representado pelo “Agosto Lilás”, e neste ano é lembrado como os 18 anos da Lei Maria da Penha. No Amazonas, em 2024, a campanha tem como tema “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que o consolidado dos números é uma forma de dar luz para esse problema que precisa ser erradicado.
“A campanha Agosto Lilás é uma conscientização pelo fim da violência contra nós, mulheres, e o boletim epidemiológico sobre esse tipo de violência é uma forma de dar visibilidade ao tema, divulgando os dados notificados à saúde”, destaca Tatyana Amorim.
*Fonte: G1AM