Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Grupo será formado por membros de 19 órgãos estaduais, auxiliados por cientistas e especialistas que atuam no estudo e pesquisa do tema
O governador Wilson Lima empossou, nesta quinta-feira (15/08), os membros do Comitê Técnico-Científico (CTC), criado para assessorar o executivo estadual nas ações de enfrentamento a Fenômenos Climáticos extremos, como a estiagem enfrentada pelo estado. Os integrantes do grupo são técnicos de 19 órgãos do Governo do Estado, que também vão contar com o auxílio de especialistas de universidades e de instituições de pesquisa estaduais e federais, na construção de ações e políticas públicas.
“A ciência tem sido fundamental e decisiva nesse caminho que a humanidade está trilhando em todas as áreas. Nós acreditamos na ciência e no trabalho que vocês desenvolvem. O Comitê Técnico-Científico é a interface técnico-científica do Governo do Estado para essa relação e esse diálogo com a ciência de outras instituições”, afirmou o governador Wilson Lima.
O comitê será coordenado pela diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, e composto por especialistas titulares e os respectivos suplentes, em temas específicos relacionados às mudanças climáticas extremas: Recursos Hídricos e Energéticos; Saúde Pública; Educação Ambiental; Ações Degradantes; Impacto Econômico; Prevenção, Mitigação e Adaptação; Segurança Social e Alimentar; Transporte; Florestas e Clima; Impactos de Pesquisas Aplicadas e Tecnológicas.
O CTC conta com membros da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Meio Ambiente (Sema); Fazenda (Sefaz); Educação e Desporto Escolar; Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb); Energia, Mineração e Gás (Semig); Saúde (SES-AM); Comunicação (Secom); Produção Rural (Sepror); Assistência Social (Seas); Infraestrutura (Seinfra); Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam); Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e Defesa Civil do Estado do Amazonas.
Plano de ação
Márcia Perales apresentou aos membros titulares e suplentes a proposta do plano de ação para auxiliar as atividades desenvolvidas pelo Comitê Técnico-Científico.
Entre as atividades do colegiado está a construção de banco de dados para contribuir em maior transparência e controle, workshops interinstitucionais de resultados de pesquisas para disseminação do conhecimento científico e elaboração de produtos estratégicos. As reuniões do Comitê ocorrerão a cada 15 dias com apresentação de pesquisas e notas técnicas.
“Quando o governador reconhece, valoriza e apoia, isso possibilita, por meio da Fapeam, que pesquisas sejam realizadas e que o estado possa se desenvolver tendo por base uma decisão de gestão, que é considerar a área de CT&I estratégica para o desenvolvimento”, afirmou a coordenadora do CTC.
O CTC fortalecerá o Comitê de Enfrentamento da Estiagem, instituído pelo governador Wilson Lima. O grupo, responsável por deliberar atividades de prevenção e resposta, é composto por 33 secretarias e órgãos estaduais de diversas áreas como Defesa Civil, Segurança, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, entre outras.
Protocolo de Intenções
No dia 23 de julho deste ano, o governador Wilson Lima realizou a assinatura de um protocolo de intenções para assessoramento no Comitê de Enfrentamento à Estiagem. O acordo prevê a participação de cientistas de órgãos do governo, universidades e instituições de pesquisas que atuam na área de fenômenos climáticos.
O protocolo envolve a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental), Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
*Fonte: Açaí Portal de Notícias
FOTOS: Alex Pazuello/Secom