Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Estado também registrou recorde de mudanças de nome e gênero em cartório.
Amazonas registrou um aumento de 239% em casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2023 em comparação com o ano de 2022, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Além disso, o estado também registrou recorde de mudanças de nome e gênero praticados pela população LGBTQIAPN+ em cartórios.
Confira os números registrados em 2023:
Nos cinco primeiros meses de 2024 já foram realizados 101 casamentos, segundo maior número em comparação com o mesmo período dos anos anteriores.
“Além de promover o reconhecimento legal e social da população LGBTQIAPN+, essa medida assegura dignidade e segurança jurídica, simbolizando um passo crucial para uma sociedade mais justa para todas e todos”, disse Leonam Portela, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen/AM) e diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).
Com relação aos matrimônios homoafetivos, aqueles entre casais femininos representam 50,7% do total no Amazonas, enquanto entre casais masculinos, os matrimônios representam 49,3%. Das uniões realizadas até 2023, o estado registrou:
Até maio deste ano, 541 celebrações entre mulheres foi registrada em cartório e 527 matrimônios entre homens foram contabilizados.
Regulamentada em Cartório de todo o país desde 2018, as 32 mudanças de nome e gênero de pessoas trans registraram aumento de 1.500% em 2023 em relação aos dois atos de 2022.
*Fonte: G1 AM