Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

David Bemerguy solicita dragagem pontos críticos do Rio Solimões

 

 

 

O prefeito de Benjamin Constant e presidente do G9 (Grupo de Município do Alto Solimões), David Bemerguy, solicitou aos técnicos do DNIT a dragagem de pontos críticos do Rio Solimões. David esteve na base das operações de dragagem do DNIT do Alto Solimões. O trabalho já está sendo executado pelo Governo Federal no trecho entre Benjamin Constant e Tabatinga. No entanto, há outros pontos na região que também necessitam do mesmo procedimento.

 

David Bemerguy, que também é presidente do G9 – grupo que representa os municípios do Alto Solimões – já havia solicitado providências antecipadamente. A dragagem que está e andamento foi viabilizada a partir de um alerta feito diretamente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desde o dia 17 de julho. Na época, ele enviou um ofício à superintendência do órgão pedindo um estudo de viabilidade de dragagem com a máxima urgência possível. “Agora, há trechos em Amaturá que estão praticamente impedindo os barcos de seguirem até Tabatinga. Há outros cinco pontos críticos ao longo do Rio Solimões. Nós já estamos levando essas informações para os técnicos do DNIT e fazendo um apelo junto ao Governo Federal para que seja feito o serviço de dragagem também nesses trechos”, afirmou David Bemerguy.

 

Região altamente afetada pelos efeitos da estiagem

Benjamin Constant está a 1119 quilômetros de Manaus, e foi o primeiro município do Amazonas e decretar estado de emergência em função da estiagem. Com a vazante histórica, o trecho do Rio Solimões que faz a ligação com Tabatinga teve prioridade nos trabalhos de dragagem, pois as duas cidade enfrentam sérios riscos de desabastecimento. Elas estão localizadas na tríplice fronteira, na divisa com a Colômbia e Peru. Essa região de difícil acesso depende do transporte hidroviário para o abastecimento de produtos básicos, como alimentos, gás de cozinha e combustíveis.

 

Busca de soluções duradouras

O presidente do G9 ainda destacou a necessidade de soluções mais duradouras para o Alto Solimões. “Além do serviço que já começou em Benjamin Constant, nós levamos essas demandas de pontos críticos ao longo de toda a região. Isso é importante para que tenhamos segurança não só este ano, mas também no ano que vem, para evitar essa situação desesperadora que é o risco de desabastecimento de produtos básicos”, finalizou David Bemerguy.

Deixe seu comentário: